Editorial #1: Artur Romão

A concretização do TransCoTec, desenvolvido numa sã parceria, resultando num consórcio, que o Politécnico de Portalegre tem o gosto e a responsabilidade de coordenar, o qual integra também os Politécnicos de Santarém e de Tomar, insere-se claramente, e de forma quase perfeita, nas missões destas instituições de ensino superior, enquanto entidades que contribuem de forma dinâmica para o desenvolvimento das regiões onde estão inseridas, predominantemente constituídas por territórios de baixa densidade.
A aprovação desta candidatura, na qual o Politécnico de Setúbal também participou, assenta na bem sucedida experiência de realizações anteriores, em que equipas de investigadores, docentes, trabalhadores não docentes, estudantes, diplomados e dirigentes destes Politécnicos, individualmente ou em conjunto, demonstraram através de diversos projetos e ações, a sua capacidade de produzir, e difundir, conhecimento, de cariz predominantemente prático e aplicado, com elevado espírito de serviço e orientado para responder a necessidades específicas da comunidade.
Este projeto, focado na transferência do conhecimento e da tecnologia, pretende promover-se em diálogo estreito com o tecido empresarial. São as empresas que promovem a criação de riqueza e é nossa obrigação, enquanto instituições de ensino superior público, contribuir, na medida das nossas possibilidades, para que estes processos de transferência de conhecimento e tecnologia ocorram, sendo o potencial de benefício comum exponenciado em consequência do trabalho realizado em conjunto; o que permite melhor identificar os problemas e obter as soluções mais adequadas.
Este é um programa vocacionado para as instituições de ensino superior, para as entidades do sistema de transferência de tecnologia, para os vários laboratórios e para as várias incubadoras, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento das empresas que já existem, mas também de promover o surgimento de novas empresas.
Faz parte da nossa natureza intrínseca, enquanto instituições de ensino politécnico, priorizar a atenção para as regiões e para as empresas do território em que estamos inseridas, e basear o seu desenvolvimento na colaboração entre a academia e o tecido empresarial. É nestas regiões que já temos um maior capital de conhecimento e experiência comum, e é também aqui que nos propomos a alavancar ainda mais esse conhecimento, e disseminar a sua transferência com um maior proveito. Temos, com o TransCoTec, um instrumento que nos confere a responsabilidade para fazer ainda mais e melhor, acrescentando mais valor, pelo que procuraremos concretizar tudo a que nos propusemos aquando da contratualização do financiamento e, se possível, superar todas as metas e indicadores.
O sucesso do trabalho realizado pelos Politécnicos de Portalegre, Santarém e Tomar, em conjunto com os atores dos territórios em que se inserem, que a aprovação da presente candidatura também atesta, permite-nos augurar que os resultados deste projeto terão efeitos muito positivos muito para além do seu delimitado horizonte temporal.
Fica desde já uma palavra de saudação, de estímulo e de incentivo a todos aqueles que connosco queiram participar neste projeto.

Artur Romão
Coordenador do projeto TransCoTec
Pró-Presidente para o Empreendedorismo, Emprego e Valorização do Conhecimento
Politécnico de Portalegre