Editorial #3: Olinda Sequeira

Do ponto de vista estratégico a ambição do projeto Transcotec (Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico) assume-se como um pilar na consolidação do ecossistema empreendedor do Médio Tejo e Alentejo, reforçando a capacidade das entidades do sistema de I&I, nomeadamente instituições de ensino superior através da promoção de projetos empreendedores de média e alta tecnologia, intensivos em conhecimento nas áreas Agroalimentar, Energia, Água e Ambiente e Tecnologias de Informação e Comunicação.
A estratégia definida para o projeto assenta na criação de um sistema de transferência e validação tecnológica que potencie o apoio à geração de ideias inovadoras, a iniciativas empresariais e à criação de novas empresas. Com o Transcotec, pretende-se reforçar a cooperação das parcerias e das redes de apoio ao empreendedorismo qualificado de média e alta tecnologia.
No entanto, estas dinâmicas devem focar-se em intervenções de natureza coletiva, envolvendo, numa lógica valorizadora de estratégias de eficiência coletiva, empresas, pessoas, profissionais, entidades prestadoras de serviços avançados de suporte e entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Trata-se de articular de forma efetiva os esforços “de capitalização” das pessoas e empresas e os investimentos integrados de qualificação, I+D+I, dando corpo à lógica de partilha de conhecimento e competências (I&D, inovação, empreendedorismo, etc.), com os projetos de investimento num contexto regional particularmente enriquecedor, que promovem a valorização económica do conhecimento.
Desta forma, o projeto visa implementar uma “rede de vigilância e transferência tecnológica” que estruture uma prática de captação de novas tecnologias por parte de empreendedores de forma a gerar novos negócios e empresas. Conseguir, através da rede, sinergias que valorizem a multidisciplinariedade, a experiência e a articulação entre as várias entidades na resposta aos desafios colocados pela utilização de novas tecnologias. Criar condições para o desenvolvimento do empreendedorismo tecnológico através de um ambiente favorável à disseminação de tendências e tecnologias.
O projeto propõe-se utilizar um conjunto de metodologias próprias aos objetivos em causa, em particular na incidência em aspetos associados à utilização da tecnologia como base das iniciativas empreendedoras e, pretende-se, empresariais. Neste contexto valoriza-se a transferência de tecnologia, através da criação de um sistema que permita a vigilância tecnológica e em simultâneo fomentar o surgimento de novos empresários que se apropriem das tecnologias emergentes e, com base nestas, criem as suas iniciativas empresariais.

Olinda Sequeira
Coordenadora do projeto TransCoTec
Diretora da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes
Politécnico de Tomar