EASYPROTEIN – Unidade de produção de grilos

EASYPROTEIN foi criada pelos empreendedores Raphael Lucas e Nair Cunha, ambos com formação superior pela Escola Superior Agrária de Santarém. Este projeto tem como principal objetivo a produção de uma fonte alternativa de proteína animal mais sustentável, através de grilos, pelo facto de ser uma espécie animal que apresenta um ciclo produtivo de curta duração, uma elevada prolificidade e um baixo índice de conversão alimentar comparativamente às nossas tradicionais fontes de proteína animal. Para além disso, os insetos, neste caso dos grilos, apresentam um excelente perfil nutricional para serem utilizados para a nutrição humana, sendo ricos em proteína de alta qualidade, gordura poli e monoinsaturada, minerais, vitaminas, fibra, e possivelmente de alguns compostos bioativos.

De momento, a EASYPROTEIN encontra-se na fase de desenvolvimento do seu produto alimentar, quer isto dizer, que está a reunir as condições ótimas e adequadas para que consiga inserir-se no mercado com sucesso satisfazendo as exigências dos seus clientes e consumidores finais, garantindo um produto de excelente qualidade e com uma produção sustentável.

A missão deste projeto é ajudar na procura de soluções para a criação de sistemas alimentares mais sustentáveis e robustos, através do desenvolvimento de produtos alimentares mais sustentáveis e altamente nutritivos. Com esse mindset, a EASYPROTEIN, com a sua dinâmica e espírito empreendedor, tem participado em várias divulgações e eventos dinamizados pela ESAS e IPSantarém, a fim de dar a conhecer a sua missão e objetivos, mas também para servir de inspiração a toda a comunidade académica e população em geral, a acreditar no potencial que cada um tem e na sua capacidade de concretização de objetivos ou até mesmo dos seus “sonhos”.

EASYPROTEIN agradece todo o apoio oferecido pela Escola Superior Agrária de Santarém e pelo Instituto Politécnico de Santarém, que tem sido imprescindível ao longo deste processo e muito importante na execução dos “primeiros passos” na implementação e desenvolvimento da EASYPROTEIN, que começou com uma ideia e que está prestes a adquirir “asas”.