O turismo náutico desenvolvido através do recurso água-rio é fundamental para a consolidação de produtos turísticos que agregam nesta dimensão concetual um valor acrescentado para o território regional e nacional, de acordo com a Estratégia Turismo 2027.
A água é um dos seis ativos diferenciadores do destino Portugal, surgindo como elemento prioritário de intervenção e de extrema importância, visto que a “a água constitui o suporte de ativos únicos localizados na sua grande maioria no interior do país e com potencial turístico” (Portugal, 2017).
A Agenda 2030: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforça ações que visem proteger e salvaguardar o património cultural e natural.
Num contexto de competitividade territorial e de inovação do projeto WaterRIVER.tour, entende-se que o recurso água, o turismo náutico e a prática de wakeboard apresenta vantagens inovadoras como elemento agregador de várias dinâmicas turísticas que implicam os recursos endógenos para promoção do território.
A riqueza patrimonial e paisagística (ambiental), encontrada junto das linhas de água e rios adquirem um potencial turístico que deve ser aproveitado no contexto do turismo náutico para promover a valorização do património cultural e natural e a sustentabilidade dos territórios.
FCT via UID/05488 Techn&art