As instituições de ensino superior registam uma quantidade significativa de dados sobre os alunos, representando estes, um potencial considerável de geração de informação, conhecimento e monitorização do percurso académico dos alunos.
O conceito de Learning Analytics (LA) refere-se ao uso inteligente desses dados para extrair informação relevante para a tomada de decisões, incluindo a previsão de desempenho académico.
O projeto aqui apresentado consiste numa ferramenta de LA que foi chamada de “PIAES Learning Analytics” a qual auxilia na definição de estratégias e mecanismos de melhoria por parte dos órgãos de gestão (pedagógico, coordenações de curso, entre outros).
Agrega dados provenientes de diversas fontes e faz o processamento dos mesmos através do uso de técnicas de ciência dos dados e aprendizagem máquina para efetuar um conjunto de análises que incluem a caracterização dos alunos, ingressos, empregabilidade, abandono, percurso académico e previsão de sucesso, disponibilizando um conjunto de painéis de controlo que permitem visualizar a informação destas análises.
Neste momento, a ferramenta encontra-se em utilização e a fornecer informação para o Grupo de Trabalho do Tutorado do Politécnico de Portalegre, no que diz respeito a quatro turmas do primeiro ano (quatro cursos) abrangidas pelo apoio deste grupo.
COMPETE, PORTUGAL2020