VALORBIO – Projeto desenvolvido no laboratório de bioenergia e biotecnologia aplicada do Politécnico de Tomar

Face à continua pressão sobre os recursos naturais, em particular sobre os recursos hídricos, é cada vez mais premente a necessidade de se generalizar o uso de sistemas de tratamento de águas residuais, e, de forma mais integrada, a aplicação de tecnologias que permitam de forma económica a produção de água recuperada com qualidade para poder ser reutilizada nos processos originais ou em outros usos, como é o caso da rega, quer de culturas agrícolas, quer de culturas não alimentares, como plantas ornamentais e espaços verdes. Neste sentido, releva-se a necessidade de se generalizar o uso de soluções sustentáveis e baseadas em tecnologias mais limpas que permitam proceder de forma económica, e com reduzido impacte ambiental, ao tratamento e à recuperação de águas residuais, quer urbanas quer industriais, quer em sistemas centralizados quer em sistemas descentralizados. Os sistemas descentralizados, e modulares, são especialmente indicados para aplicação em contexto industrial, promovendo a recuperação da água na própria indústria e diminuindo o impacte nas estações de tratamento municipais.

Neste contexto, foi desenvolvido no Laboratório de Bioenergia e Biotecnologia Aplicada do Instituto Politécnico de Tomar (BIOTEC.IPT) o projeto VALORBIO, cofinanciado pelo COMPETE2020/FEDER (POCI-01-0145-FEDER-23314), que visou a conceção de um sistema modular de instalação de zonas húmidas construídas para o tratamento e valorização de águas residuais. O sistema modular foi objeto de patente nacional (PT 115247), tendo sido construído um protótipo de demonstração. O projeto VALORBIO foi proposto e desenvolvido em copromoção, com o Instituto Politécnico de Coimbra, com o Instituto Politécnico de Portalegre, e com a empresa Palser –Bioenergia e Paletes, Lda., que participou ativamente na conceção do sistema modular.

Além da função de tratamento e recuperação de águas residuais, o sistema modular permite potenciar a reutilização de resíduos sólidos, e a produção de biomassa vegetal com aplicações diversas, incluindo a produção de bioenergia. Na sequência do projeto está a ser concebida uma instalação de maiores dimensões para Prova de Conceito (CENTRO-01-0145-FEDER-179932), de modo a potenciar a valorização e a transferência da tecnologia desenvolvida, contando com o apoio de várias empresas da Região Centro, da NERSANT e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.