Delta Cafés: A aposta na sustentabilidade

Há mais de 60 anos que a Delta está determinada em construir um modelo de negócio sustentado na justiça social, ambiental e económica da sua cadeia de valor.
A responsabilidade social e ambiental sempre foi uma manifestação viva dos valores do fundador da Delta, bem como dos líderes que têm agora a determinação de fazer da Delta uma marca cada vez mais global.
A sustentabilidade da empresa dedicada ao setor do café, depende da expansão para novos mercados e da introdução de produtos e serviços inovadores, bem como da capacidade de incorporar e influenciar a cadeia de valor, para a adoção de boas práticas ambientais e sociais. Este será o futuro, adotando uma estratégia de sustentabilidade global, desenhada em torno da contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os resultados gerados pelas iniciativas implementadas estão agregados em 9 áreas de atuação e traduzem o contributo para os ODS: Sustentabilidade do negócio; comunidades de produtores de café; geração de emprego; biodiversidade; eficiência das operações; economia circular; saúde, segurança e bem-estar; cidadania responsável, e empreendedorismo responsável.
O desenvolvimento deste negócio tem uma elevada interdependência com o ambiente. As alterações climáticas, a degradação dos solos ou a escassez de água constituem uma ameaça à existência de matéria-prima de qualidade, na quantidade necessária para responder à crescente procura de café. É por isso que, na Delta, estão comprometidos em contribuir para a valorização dos recursos naturais, da floresta e da biodiversidade, promovendo e sensibilizando clientes para a diversidade das origens do café e para os cafés certificados.
A competitividade da empresa estará cada vez mais dependente da capacidade em ser mais eficiente no consumo de recursos, nomeadamente energia e água. Por isso, são realizados estudos continuamente para identificação da viabilidade de novas soluções e oportunidades de melhoria com menores custos operacionais e também menores de impactos ambientais, procurando transformar a mesma quantidade de café com a utilização mais eficiente de energia e água, e ainda a evolução da frota auto, baseada em energia renovável e veículos elétricos. A implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) permite também incluir aspetos ambientais na estratégia da empresa, num processo de melhoria contínua.
A escassez de recursos naturais, conjugada com o crescimento populacional global, está a ditar a substituição de modelos produtivos lineares por modelos centrados na circularidade dos materiais. A Delta está comprometida com este novo paradigma e empenhada na identificação de oportunidades que permitam aumentar a circularidade dos materiais presentes na cadeia de valor. Nesse sentido, ainda em 2018, foi iniciada a substituição dos copos e paletinas de plástico, disponibilizando estes produtos em papel e madeira certificados, materiais com uma maior potencialidade de circularidade.
Outro dos compromissos da empresa é a promoção da saúde, segurança e bem-estar, assegurando aos clientes e consumidores a segurança alimentar dos produtos, garantindo o cumprimento de toda a legislação e normas internacionais.
Pode assim dizer-se que a essência da Delta está sempre presente em cada plano ou ação, pelas pessoas, pelo ambiente e por um futuro melhor.