Editorial #6: Olinda Sequeira

O TransCoTec é um projeto que está em grande parte vocacionado para o empreendedorismo científico e nesse âmbito para criação de redes de proximidade entre instituições nacionais e internacionais, sejam elas Instituições de Ensino Superior ou Centros de Investigação. Já é visível algum trabalho realizado pelas três Instituições de Ensino Superior que estão envolvidas no projeto TransCoTec, Instituto Politécnico de Portalegre, de Santarém e Tomar.

De 5 a 8 de dezembro as três Instituições estiveram presentes numa partilha de conhecimento científico na Universidade de Saxion em Enschede, na Holanda. Durante estes dias, no Centro de Empreendedorismo da Universidade de Saxion foram discutidos temas como estratégias a adotar para as alterações climáticas com incidência na gestão da água, a adoção de técnicas sustentáveis para a gestão energética e temas transversais como o processo de inovação e a influência das políticas públicas na criação de inovação. Durante este período houve oportunidade para visitar vários projetos inovadores para a gestão da água a nível governamental, visitar Fablabs e Design Labs. Por fim, discutiram-se futuros projetos em cooperação.

No dia 16 de dezembro o IPTomar, representado pela Prof. Olinda Sequeira, participou no encontro de Empreendedorismo Científico na Diáspora realizado no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Neste encontro assistiram-se a intervenções do IPTomar, ANI e FCT e à apresentação de projetos de investigação e start-ups tecnológicas promovidos por portugueses pelo mundo.

No dia 22 de dezembro, o IPSantarém e o IPTomar marcaram presença na conferência Intercontinental cujo tema foi a “Transformação Digital: As tecnologias e a economia circular em ambientes mais inclusivos, sustentáveis e resilientes”, que se insere na área das TIC prevista no TranCotec. Esta conferência foi organizada pela RIAL – Rede Internacional Académica da Lusofonia e foi realizada em modo presencial no IPSantarém e também online para os vários parceiros da rede que não estavam presencialmente.

A RIAL é constituída por Instituições de Ensino Superior e Centros de Investigação oriundas de cinco países -Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.

Entre os seus objetivos estão:

A Promoção da internacionalização das instituições de ensino superior suas associadas, por meio da realização de atividades académicas, científicas e culturais, no âmbito da educação, da pesquisa e da extensão;

O desenvolvimento de projetos de cooperação internacional nas diferentes áreas do conhecimento, fomentando a organização de redes de investigação orientadas para projetos de valor estratégico;

Instituir prémios académicos ou científicos, visando o reconhecimento do trabalho realizado; e

Promover fóruns de discussão dos assuntos de interesse educacional e científico, envolvendo entidades empresariais, podendo para o efeito as suas instituições afiliadas criar Centros Empresariais a funcionar em rede, e que a RIAL poderá também apoiar.

Assim, o TransCoTec conta já com várias iniciativas de partilha de conhecimento, cooperação e  transferência de tecnologia, que em conjunto continuaremos a aprofundar e fomentar.

Olinda Sequeira

Coordenadora do TransCoTec

Diretora da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes

Instituto Politécnico de Tomar