SCRATCH: Equipamento de enriquecimento ambiental para a produção eficiente de suínos – By João Sá Oliveira

“Scratch é um produto inovador. A sua simplicidade constrasta com a transferência tecnológica e científica necessária à sua conceção”
João Samartinho

Está mais que provado cientificamente que o bem-estar animal está intrinsecamente relacionado com os parâmetros produtivos dos animais de produção e qualidade do produto final proveniente de explorações animais. Além das condições ambientais, como temperatura, humidade, espaço disponível e qualidade da água, da dieta e do maneio dos tratadores existem ainda equipamentos de enriquecimento ambiental que proporcionam aos animais estímulos sensoriais que permitem melhorar o seu bem-estar geral. Com esta premissa em foco o empreendedor João Sá Oliveira decidiu criar um equipamento de enriquecimento ambiental que agregasse todos os equipamentos existentes no mercado num só, tanto em termos de funcionalidade como em termos de instalação, mas que também pudesse trazer inovação a este setor. Com este equipamento os animais poderão realizar todas as interações que já realizavam com os outros equipamentos estando ao mesmo tempo protegidos das barras metálicas, normalmente de contenção, características das explorações animais de produção em modo eficiente. Outro fator de inovação está na possibilidade da utilização do equipamento em todos os setores de produção podendo ser utilizado por animais de todas as idades e fases produtivas.

Com estas características os animais beneficiam do aumento do seu bem-estar geral, reduzindo o stress sentido devido ao confinamento constante, podendo aliviá-lo através da manipulação e investigação nasal, mandibular e dorsal do equipamento. Durante o processo produtivo estão também protegidos das barras metálicas prevenindo ferimentos e posteriores lesões ou infeções, normalmente no terço anterior do corpo, reduzindo assim perdas monetárias para o produtor, tanto em medicamentos como em carcaças rejeitadas no matadouro. O consumidor final beneficia de um produto final de qualidade e a segurança e conforto em saber que o animal que está a comer teve os 5 princípios fundamentais do bem-estar animal assegurados durante o processo produtivo.

O “Scratch” é um equipamento tubular, com alguma elasticidade, feito de materiais recicláveis e duradouros inócuos para o animal caso ingerido, com saliências fusiformes em todo o seu redor. Continua em investigação científica e desenvolvimento para a melhoria constante em termos de design e materiais a utilizar para providenciar uma gama mais alargada de produtos com diferentes características, sendo preservadas as iniciais impostas, proteção dos animais, versatilidade na instalação e utilização, instalação rápida e fácil, material inócuo ou com benefícios nutricionais para os animais e sustentável na produção e no tempo de vida do equipamento. Prevê-se uma entrada no mercado daqui a cerca de 2 anos.

Scratch – vista vertical e vista base do produto