VITASENIOR-MT: Projeto desenvolvido no laboratório VITA – Vida Assistida por Ambientes Inteligentes do Instituto Politécnico de Tomar

O projeto VITASENIOR-MT teve como principal objetivo o desenvolvimento e validação de uma solução tecnológica de Telessaúde para a monitorização remota de parâmetros biométricos da população idosa, bem como de parâmetros ambientais das suas casas. As variáveis biométricas incluem batimento cardíaco, pressão arterial, oximetria, glucose, peso corporal, e os parâmetros ambientais incluem temperatura, humidade, monóxido de carbono e dióxido de carbono. A monitorização remota destes parâmetros permite acompanhar o estado de saúde da população idosa (e.g., doenças crónicas), bem como as suas condições de segurança ambiental, contribuindo assim para que a população idosa possa viver nas suas casas durante mais tempo, de forma mais autónoma e segura.

A solução proposta de Telessaúde foi concebida com requisitos de usabilidade especialmente pensados para a população idosa, atendendo às suas capacidades motoras, sensoriais e cognitivas. Nesse sentido, os utilizadores interagem com a plataforma através da Televisão (TV), utilizando o comando da TV, acedendo aos dispositivos médicos e ao histórico dos dados biométricos e ambientais. A TV serve também para receber avisos e recomendações (baseados em protocolos clínicos e ambientais previamente definidos) sempre que valores anormais sejam detetados. Os dados estão também disponíveis remotamente através de um browser de Internet aos restantes intervenientes do sistema, nomeadamente, médicos, cuidadores formais e informais. Os médicos definem os perfis clínicos e agendam a periodicidade de exames.

A plataforma de Telessaúde foi validada com utentes do Lar e Residências Assistidas da Santa Casa da Misericórdia de Tomar (STCMT) tendo contado com a colaboração de vários profissionais de saúde (médico e enfermeiros) que fizeram o acompanhamento dos utentes. Como resultado do sucesso desta plataforma foi realizada a transferência de tecnologia para a empresa Idicare (https://www.idicare.com/) resultando no produto Idbox.

A plataforma de Telessáude VITASENIOR-MT resultou de um projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT), financiando pelo FEDER através dos programas operacionais Centro2020 e FCT (CENTRO-01-0145-FEDER-023659), em consórcio entre o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) como promotor, o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) como parceiros, e ainda a Softinsa como colaboradora.