Grupo IMG: EVERTIS / SELENIS

O grupo IMG, presente na indústria dos polímeros desde 1959 e pioneiros em extrusão de filme PET, é a empresa matriz da Evertis e Selenis.
O principal negócio da Selenis é a produção de especialidades de poliésteres para uma ampla gama de aplicações, enquanto a Evertis é especialista na produção de filme de PET mono e multicamada para embalagens alimentares.

 

EVERTIS – SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

A Evertis está totalmente comprometida em fornecer soluções de embalagens PET adequadas ao futuro. Como empresa global de embalagens de alimentos, centra a sua inovação no desenvolvimento de filmes recicláveis ​​com elevada incorporação de material reciclado, mantendo a funcionalidade do produto e cumprindo toda a legislação e regulamentação da indústria de contacto com alimentos. Assim, fica acautelada a proteção do produto que é embalado e a garantia de que, após o seu consumo, a embalagem possa ser reciclada e novamente utilizada para novos materiais.
A Evertis é ainda pioneira na inclusão de conteúdo reciclado nos seus filmes, com uma unidade própria de reciclagem a funcionar desde 2002, bem como no desenvolvimento de um modelo de economia circular.
Em 2021 foram superados os objetivos da União Europeia de atingir 25% de conteúdo reciclado até 2025 e, consequentemente, em 2022, obtiveram a certificação na unidade de reciclagem no âmbito do EuCertPlast, reconhecendo que as operações atendem aos mais altos padrões e fornecem confiança a todos os níveis da cadeia alimentar.

SELENIS – UM PASSO DE GIGANTE PARA A ECONOMIA CIRCULAR

A Selenis deu um grande passo em direção a uma economia circular global quando ampliou a sua produção de resinas PETG com conteúdo reciclado para volumes de produção completos.
Atualmente, com esta etapa, a Selenis contribui significativamente para a resolução do problema mundial de resíduos plásticos, transformando-os em blocos de construção, que podem ser utilizados ​​numa grande variedade de aplicações incluindo embalagens, cosméticos, produtos de cuidado pessoal, mangas retráteis, entre outros.
O que é único na tecnologia inovadora da Selenis é a combinação entre o PET reciclado com matérias-primas virgens em dosagens específicas, resultando na produção de novos poliésteres com altos níveis de conteúdo reciclado, passando ainda por um processo de filtração fina para remover as impurezas e garantir a mesma qualidade que material virgem.
Em 2021, logo após aumentar a produção dos seus produtos de conteúdo reciclado, a Selenis procurou certificar a rastreabilidade desses produtos através da Certificação Recyclass. Em maio de 2022, a Selenis renovou esta certificação, garantindo o uso de 30% e 50% de conteúdo reciclado pós-consumo nas suas Eco Resinas exclusivas, um produto possível graças às parcerias estabelecidas com clientes interessados em envolver-se ​​no desenvolvimento de uma solução sustentável e eficiente, num processo confiável e transparente para os consumidores.
No início de 2023, a Selenis foi certificada pela ISCC (International Sustainability & Carbon Certification), um dos certificados mais reconhecidos na área de sustentabilidade.