Editorial #12: Olinda Sequeira

O desenvolvimento tecnológico é um processo colaborativo, onde academia e parceiros empresariais desempenham um papel fundamental. Antes que a transferência de tecnologia possa ocorrer, as invenções necessitam de ser avaliadas para averiguar o potencial de mercado para a tecnologia. É também necessário fazer uma avaliação para determinar a posição da propriedade intelectual.
Invenções protegidas com propriedade intelectual e que criem valor para o mercado são naturalmente mais atrativas para os empreendedores.
A transferência de tecnologia, normalmente envolve pesquisadores, que podem ser eles próprios empreendedores e neste caso a transferência faz-se diretamente para o mercado, por quem a desenvolveu, em muitos casos pela criação do próprio posto de trabalho ou empresa.
Mas a transferência de tecnologia também se faz incentivando potenciais parceiros a utilizar aquela tecnologia o que se pode fazer através da venda da tecnologia desenvolvida ou através de uma licença para a utilização da tecnologia. Todo este processo de transferência de tecnologia ganha importância pelo contributo de colaborações bem-sucedidas. A transferência de tecnologia funciona para complementar a pesquisa acadêmica, trazendo as inovações para fora do laboratório e para as mãos de parceiros industriais que as transformarão em produtos para o benefício da sociedade.
Perceber que a invenção só ganha valor quando vai para o mercado, seja sob a forma de produto, de processos e serviços é ter uma visão de mercado para a invenção. As Instituições de Ensino Superior e outros centros de pesquisa têm-se revelado ao longo da história como locais de descoberta que em muitos casos foram revolucionárias. Desta forma, as Instituições de Ensino Superior são efetivamente motores das economias quer por via da educação, serviço público e pela disseminação do conhecimento. De cada vez que acontece a transferência de tecnologia os pilares desta nova economia global tornam-se mais robustos: inovação, tecnologia, empreendedorismo e conhecimento.

Olinda Sequeira
Coordenadora do TransCoTec
Diretora da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes
Instituto Politécnico de Tomar