W | Tejo Enologia – Análises e Consultoria

Sediada na Escola Superior Agrária (ESAS) do IPSantarém na Quinta do Galinheiro a empresa W|Tejo tem como fundadora e CEO Carmen Santos, empreendedora, enóloga, consultora, diplomada em Engenharia Agroalimentar pelo Instituto Politécnico de Santarém e pós-graduada em Enologia e Viticultura na Universidade Católica do Porto.

Carmen Santos a partir do ano de 2000 envolve-se na consultadoria em projetos de criação de novas adegas, desde pequenos produtores até às grandes casas agrícolas onde, além de novas adegas, os projetos integravam a construção, implementação de vinhas de áreas de grande dimensão. Um destes casos é o exemplo do Vale da Pinta onde a Enóloga e Consultora acompanhou o projeto desde a plantação de setenta hectares de vinha até à implementação de adega altamente sofisticada, com electro válvulas e toda a tecnologia que na data havia de modernidade.

Carmen funda a W|Tejo em 2013 no âmbito de um programa de apoio às microempresas da NERSANT – Núcleo Empresarial da Região de Santarém. A empresa, criada com o objetivo de atuar na área da Enologia (Análises e Consultoria) tem, atualmente, além de vinho, uma área de atuação onde se dedica ao desenvolvimento de outros produtos como chás e tudo o que seja agroalimentar, trabalhando essencialmente com análises.

Aspetos do laboratório da W|Tejo

A sua equipa é constituída pela Cláudia Carvalho que fez o TESP em Viticultura e Enologia na ESAS e fez um curso em controlo da qualidade, sendo a responsável pelo controlo de qualidade do laboratório e tendo ainda funções na área da enologia; outro elemento da equipa á a Ana Palmira que fez o TESP em Análises Laboratoriais e atualmente frequenta a licenciatura em Tecnologia e Gestão Agroindustrial; integra atualmente a equipa o Luís Fernandes, enquanto estagiário da Casa Cadaval e aluno da Escola Básica Secundária de Salvaterra e, finalmente, temos a Ana Sá que desempenha na empresa as funções de apoio à organização.

A empresa, além de contar regularmente com estagiários, faz pesquisa e investigação de novas formas de “fazer” vinho onde conta também com a colaboração da Prof.ª Doutora Helena Mira, Enóloga e Professora da ESAS.

Equipa W|Tejo

A W|Tejo adquiriu vários equipamentos tecnológicos para poder desenvolver vários tipos de serviços na área da qualidade e aos quais recorrem outros laboratórios e empresas, Casas Agrícolas de reconhecido nome. Um exemplo são as análises que são feitas para garantir as características e as condições de engarrafamento do vinho para que ele se mantenha límpido e não turvo e não crie depósitos, garantindo as caraterísticas e condições de qualidade. Outras análises como o controle de mosto, as análises às uvas na vinha, as condições de fermentação de vinhos, etc, garantindo todo o processo produtivo desde as uvas até ao produto final. A empresa trabalha com quase todos os produtores da região, da região Leste, Alentejo, Douro, com produtores de Angola, e outros.

Outro equipamento do laboratório da W|Tejo

Um dos equipamentos que se destaca no investimento feito em tecnologia da W|Tejo é o FTIR (espectrofotometria de infravermelhos com transformada de Fourier), esta tecnologia permite uma rápida análise ( álcool, acidez volátil, pH, acidez total, açúcares, malico, latico, etc…) de uma grande quantidade de amostras, dando resultados exatos e precisos, com base numa calibração forte e robusta. É uma tecnologia ecológica que se baseia na interação entre a luz e a matéria.

FTIR – espectrofotometria de infravermelhos com transformada de Fourier