AQUATROPOLIS

INTELLIGENT MANAGEMENT SYSTEM FOR SUSTAINABLE AQUACULTURES

Projeto desenvolvido no laboratório LINE – Laboratórios de Inovação Industrial e Empresarial do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e do TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo
http://www.line.ipt.pt 

O projeto “Aquatropolis – Intelligent Management System for Sustainable Aquaculture”, teve como objetivo desenvolver uma solução disruptiva que permitisse a gestão, controlo e operação, inteligente, otimizada e automatizada, para potenciar o desenvolvimento sustentável da aquacultura nos países da Bacia do Atlântico.
O “Aquatropolis” foi alinhado com os princípios advogados pela estratégia Europeia de Crescimento Azul (Blue Growth), com o plano de Ação para a sua implementação na Bacia do Atlântico, com a visão preconizada na Estratégia Nacional para o Mar e com os objetivos da Agenda Digital Europeia, consubstanciando os princípios das “Smart Cities” numa visão futurista da humanidade a colonizar os 71% do planeta coberto por mar. Mais concretamente, o projeto “Aquatropolis” foi desenvolvido para tirar proveito do potencial da “Internet of Things” (IoT), dos sistemas de computação “fog” na “cloud” (SaaS), dos princípios advogados pelo modelo de desenvolvimento da “Economia de Partilha” e, finalmente, pela inovação tecnológica aplicada à instrumentação de precisão, garantindo escalas que viabilizassem a introdução de tecnologias de ponta em iniciativas empresariais, com baixa capacidade de investimento, ou modelos de produção sustentáveis emergentes, como é o caso das aquaculturas multitróficas.
Para além do elevado potencial de mercado, o “Aquatropolis” foi concebido para promover a eficiência produtiva, segurança e qualidade alimentar, melhor informação ao consumidor e, sobretudo, o controlo de práticas associadas à atividade aquícola no espaço marítimo, assegurando o equilíbrio entre as perspetivas sociais, económicas e ambientais. Ao assegurar este equilíbrio, o “Aquatropolis” dará também um contributo para Portugal e demais Países da Bacia do Atlântico na resposta aos compromissos internacionais assumidos no âmbito da CNUDM, da PCP, da Convenção OSPAR, da CDB e das Diretivas Ambientais e Quadro relevantes da UE.
No âmbito do consórcio associado ao projecto Aquatropolis o TGV/IPT ficaram responsáveis pelo estudo, planeamento e implementação de três importantes plataformas: a Unidade de monitorização Ambiental (UMA); a Unidade de Controlo da Biomassa (UCB) e de um veículo robotizado com capacidade para deslocamento terrestre e em água que incorpora as unidades UMA e UCB, e que possui a capacidade de ser comandado manualmente ou funcionar de forma autónoma. A solução apresentada distingue-se pela inovação tecnológica e cumpre os objetivos inicialmente propostos com as características e funcionalidades especificas para cada uma das unidades propostas.
O projeto Aquatropolis foi a primeira iniciativa europeia a enquadrar o desenvolvimento sustentável do setor aquícola europeu no contexto do advento da Indústria 4.0, assumindo o compromisso de informar e sensibilizar a sociedade para a importância da transformação digital do setor aquícola.

Apoio
O projeto promovido em consórcio foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Co-promoção.

Consórcio
O projeto foi promovido em consórcio. A equipa foi formada pela Compta, a ALGAplus, a Domatica, o Instituto Politécnico de Tomar, o Tagus Valley e o Politécnico de Leiria.