Editorial #18: Olinda Sequeira

Entre as principais prioridades de intervenção dos fundos comunitários para Portugal nos últimos anos destaca-se o esforço em promover a competitividade e internacionalização da economia portuguesa. Neste âmbito, é reconhecido que o conhecimento científico e tecnológico assume uma importância decisiva e, portanto, apoios à produção e difusão de conhecimento científico e tecnológico assumem particular importância. Pois, são estes apoios que permitem o reforço da massa crítica das capacidades de investigação e inovação das entidades que integram o sistema nacional de I&I e permitem que se realize a transferência para a comunidade empresarial existente e para potenciais empreendedores.
O TransCoTec concretiza esta prioridade para a economia portuguesa, pois tem na sua essência, objetivos e resultados ao nível da transferência do conhecimento e tecnologia. Projeto que se veio a revelar fundamental para a região Centro e Alentejo. Sobretudo pelo aprofundamento de uma consciência de que o trabalho desenvolvido num espírito de partilha de conhecimento e cooperação institucional potencia e muscula as competências individuais e concomitantemente cria, pela união destas mesmas instituições, um resultado maior na capacidade de investigação, criação de conhecimento e representatividade junto de toda a comunidade regional, nacional e até internacional.
Historicamente, as pessoas cooperam porque percebem que os resultados obtidos coletivamente são melhores do que os que conseguiriam individualmente. O transCoTec é um projeto que se assume nesta forma. Num mundo cada vez mais interligado não há espaço para posições isoladas. O trabalho em rede é uma constante da atualidade.
Mas também é preciso compreender o que é que está em causa. O grande desafio é transformar as regiões e o país! É construir um Portugal, competitivo, com capacidade para inovar e para ser um território de empreendedores! Este desafio, em territórios designados como desafiantes é naturalmente mais trabalhoso. Mas a cooperação institucional/organizacional é a forma mais eficaz de dar resposta a este desafio!
Estamos perante um novo paradigma, estamos perante uma nova era, a digital, na qual as tecnologias de informação e comunicação, a inteligência artificial, a robotização, entre outras, são um imperativo para o sucesso empresarial. Mas, paralelamente existem outras áreas não menos importantes, tais como a economia verde, a economia azul e a estratégia de desenvolvimento rural, onde a Investigação e Inovação são particularmente importantes para que se alcancem níveis de competitividade sustentáveis. É então revelador que projetos da natureza do projeto TransCoTec constituem instrumentos decisivos para apoiar a produção e difusão de conhecimento científico e tecnológico.

Olinda Sequeira
Coordenadora do TransCoTec
Diretora da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes
Instituto Politécnico de Tomar